27/03/2013

UEFA NO BRASIL


Neste último fim de semana tive a oportunidade de visitar a Trophy Tour da UEFA Champions League, promovido pela Heineken no Rio de Janeiro, abaixo relatarei um pouco da experiência vivida, além de destacar como esta empresa vem potencializando seus patrocínios com ações inovadoras. 


Começo falando sobre o evento, que foi impecável, aliando história a tecnologia, e proporcionando ao visitante a possibilidade de aprender ou rever momentos que marcaram a competição e foi assistido por milhões de pessoas pela televisão.

Desde o início da exposição um guia o acompanha com um tablet, e todas as imagens expostas são dotadas do mecanismo de realidade ampliada, na qual, ao direcionar o aparelho para ela é apresentada a história  da mesma. Quer um exemplo? Ao apontar o Tablet para a imagem do artilheiro do Real Madri, Raul, aparecem os seus 71 gols, recorde até hoje na liga. 

Caso você prefira, pode baixar o aplicativo da exposição, e, assim dispensar a presença do guia. O ponto alto sem dúvida é a exposição da Taça, sendo permitido a todos os presentes tirar fotos ao lado do objeto de desejo dos principais jogadores de futebol do mundo, além disso, no final ainda é possível saborear uma deliciosa Heineken antes de ir embora.

Ver este tipo de ação ocorrendo aqui no Brasil me deixa muito esperançoso com uma perspectiva de mudança no cenário atual, que sempre destacamos aqui, tendo em vista a necessidade de um patrocinador otimizar sua exposição e se relacionar com o público.

 Não a toa o Brasil foi escolhido para ser uma das sedes deste evento. Com queda nas vendas na Europa, devido a crise econômica que assola o continente, a Heineken busca expandir seu mercado no Países emergentes, que atingiram crescimento de 47% desde 2011. Além disso, entre as classes A e B, 25% dos jovens e adultos consomem cervejas premium, o grande desafio para a empresa é o consumo de cervejas diferenciadas que vem crescendo na classe C.

Com base nos dados acima, podemos evidenciar que foi realizado um estudo que permite ao patrocinador conhecer o seu consumidor, e, desta maneira criar uma ação de identificação com a marca que realmente alcance seus objetivos.

Como já citamos em diversos posts anteriores, destaco em especial o que envolve a relação entre a Pepsi e a NFL, onde
não basta expor sua marca na camisa de um clube, nas placas de um estádio, campeonato ou adquirir naming rights, se você quiser obter realmente sucesso e alavancar a sua marca, terá que saber quem é seu público, como pretende atingi-lo, qual resultado espera da abordagem e desenvolver um conjunto de ações que aliados ao patrocínio irão lhe representar crescimento!

* Por Mario Bini



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